quarta-feira, 31 de julho de 2019

SIMPLICIDADE.

Simplicidade e profundidade são palavras que descrevem a relevância dos evangelhos, porém quando nos deparamos com versos como os de João, onde descreve JESUS conversando com a samaritana, ali ELE estava evangelizando-a. Samaritanos era um povo misto, formados por judeus, assírios, escravos de guerra desse império, etc. tornando assim os samaritanos um povo rejeitado pelos judeus, miscigenação essa que fez com que as tradições religiosas e raízes fossem deixadas de lado, dando lugar à uma pluralidade de tradições dos povos enxertados em Samaria. O poço citado no texto, é o poço de Jacó, localizado na cidade de Sicar, por volta do meio dia (hora sexta, os judeus começam a contar as horas a partir das seis horas da manhã), essa mulher foi até o poço essa hora, para evitar que as demais mulheres do vilarejo, não a maltratassem devido à vida que levava. Os pastores como de  costume vinham tirar água de manhã para o gado e para os afazeres de casa no dia-a-dia. JESUS chega junto ao poço, cansado da viajem e pede para que a mulher lhe dê água para beber, mas a mulher lhe responde de maneira, digamos, peculiar... 
Já que os samaritanos devido à miscigenação, não se comunicavam com os judeus. Mas JESUS mostra que há muito mais do que simplesmente água, mas o reino de DEUS, que é apresentado a todos os homens e que só quem realmente estiver interessado pode obter. Quando interrogado pela mulher sobre como tirar água do poço, sem ter os instrumentos necessários à  mão, mostrando conhecer as raízes, o passado histórico do povo, JESUS revela a água da vida a essa estrangeira. Quando JESUS pede a ela para chamar seu marido, é possível que ela já vendo que JESUS era profeta, disse a verdade, revelando não ter marido. Nesse ponto JESUS se revela a essa mulher, mostrando que ela já havia tido cinco maridos, e o que estava vivendo com ela no momento, não era seu marido. A partir desse ponto, a conversa passa a se desenrolar de forma espiritual. É interessante que quando o ser humano é confrontado, com a palavra de DEUS, este passa a demonstrar certo conhecimento religioso, mas o maior e mais complexo conhecimento pode fazer com que o ser humano seja arrancado das garras monstruosas  do inferno levando-o para o céu. O ser humano tem a necessidade de adorar, mas só adorando o único e verdadeiro DEUS, é que o conhecimento espiritual é manifesto ao ser humano. JESUS aproveitou a oportunidade e anunciou o evangelho do reino àquela mulher que tomada de alegria, testemunhou para as pessoas da cidade o acontecido. Aquelas pessoas, quando conheceram a JESUS, o reconheceram como sendo o MESSIAS, o CRISTO.
- Cremos agora, não pelas tuas palavras, mas pelo que temos visto. - Disse um deles.
Foi necessário passar por Samaria, pois ali, não só uma mulher ouviu do evangelho, mas muitos samaritanos creram e JESUS, a princípio pelo testemunho da mulher, mas depois, de ouvirem do evangelho pelo próprio Senhor JESUS. DEUS utiliza as pessoas para serem suas testemunhas, por isso não devemos nos envergonhar de falar do evangelho de CRISTO. Provações sempre virão sob as  mais diferentes formas...
Mas assim poderemos ser instrumentos do DEUS vivo para que mais e mais pessoas venham a conhecer o Senhor JESUS, custe o que custar!

Devocional ministrado pelo pastor Odair Teixeira em 22/04/2018, ele é pastor adjunto, na Igreja Batista Regular no Jardim Florence, Campinas/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário