domingo, 7 de maio de 2023

Ética, e o comportamento do cristão

    
Nas  palavras de Mário Sérgio Cortella, a ética se sustenta sobre três pilares, "quero, posso e devo", onde deve haver plena concordância positiva entre si para que haja a certeza de que algo está dentro da necessidade do que é objeto da nossa atenção. Quando algo não está de acordo com os demais pilares, significa que não será saudável prosseguir no intento de conquistá-lo. Nós como seres humanos, sem percebermos, desenvolvemo critério que norteiam nossas atitudes, mesmo que para outras pessoas não pareça ter um sentido, para nós esses critérios fazem algum sentido. Trocando por miúdos, temos padrões, e esses padrões influenciam as tomadas de decisões, de modo que quando esses padrões são quebrados, sofremos consequências. Essa linha de  pensamento, é usada por exemplo pela policia em investigações, para apanhar um criminoso em seus atos. Agora vamos ampliar um pouco mais esse assunto, vamos levar para o meio cristão.

    O cristão também tem padrões como qualquer ser humano, mas há um fator que deve ser levado em consideração. Nem todo cristão nasce cristão, a maioria passa grande parte de sua vida em religiões ou em nenhuma religião, vindo a serem convencidos pelo Espírito Santo, e, em consequência  dessa mudança, devo dizer, radical, muitos hábitos e padrões ainda permanecem atrelados à pessoa, fazendo com que a vida dela demonstre os padrões da vida que ela levava antes. O apóstolo Paulo em sua carta aos efésios, capítulo quatro, verso dezessete em  diante, traz exortações quanto as atitudes dos cristãos, especialmente sobre santidade. Mas destacando o verso 22 "a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano", ou seja, Paulo quer dizer que buscando a santidade, buscando cada dia estar mais em comunhão com Deus, esses padrões naturalmente vão mudando, um exemplo disso está nos evangelhos, quando o Senhor Jesus está sendo interrogado pelo sinédrio, e Pedro é reconhecido por três pessoas, pelo jeito de falar, pelo comportamento, enfim isso nos leva a outro verso que diz: 'As más conversações corrompem os bons costumes". Mas o que isso tem a ver com ética?


    Se apenas como seres humanos, antes de tomarmos qualquer decisão, quer importante ou não, peneirássemos pelo princípio dos três pilares, já por si só seríamos julgados pela sociedade como pessoas melhores ou quem sabe até acima da média... Mas ainda sendo seres humanos, somos imperfeitos e muitas coisas acabam sendo feitas como que automaticamente pelo nosso subconsciente nos padrões que já estão enraizados em nosso âmago. O jeito de mudar isso é buscando arduamente esses padrões, por exemplo, começando a se perguntar, se Jesus estivesse tomando essa decisão, o que ele decidiria? Se ele estivesse fazendo isso, como ele faria? Esse é o pensamento de um livro de ótima leitura, cujo título é " em seus passos o que faria jesus" o qual recomendo ao leitor,  embora haja também um filme com mesmo nome, mas devo dizer que quando se trata de escolher entre um livro e um filme com o mesmo nome, sempre será mais vantajoso optar pelo livro tanto pela riqueza dos detalhes como para melhorar inúmeros outros hábitos presentes em nosso cotidiano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário