sexta-feira, 5 de maio de 2023

BONDADE DE DEUS

                     O dicionário define bondade como "qualidade de quem tem alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade, a 

ação que reflete essa qualidade." Naturalmente, concordamos com essa definição, afinal bondade é isso mesmo, não é? Na verdade, essa é uma definição simplória e muito superficial de bondade. Mas  como assim? É fácil desc
rever um termo do nosso idioma utilizando recursos que por ele mesmo foram nos cedidos, mas e se pudéssemos descrever esse mesmo termo utilizando outros  meios.  Durante uma pregação ministrada pelo meu amigo e pastor, Marcelo, ele foi muito feliz quando utilizou estes meios. Segundo ele, nós conseguimos descrever o amor e bondade de Deus facilmente, mas quando vivemos a bondade e o amor de Deus, conseguimos compreender com muitíssima profundidade. Quer exemplo? Esse mesmo pastor, há um tempo atrás foi diagnosticado com
câncer. Algumas pessoas na mesma posição, poderia se sentir no fim do seu caminho, outras lutam com todas as suas forças... Mas em vão, existem momentos em que só conseguimos pensar no "e se..." As palavras do médico foram "eu farei a cirurgia, mas não garanto nada além disso..." Nessas horas algumas pessoas próximas vem nos dizer que precisamos ser fortes, que é preciso se preparar...  Mas eu te pergunto, como se prepara para algo do gênero? Ouvi de muitas pessoas que receberam esse diagnóstico e simplesmente desistiram de lutar. Mas quando se experimenta a bondade de Deus é diferente, há algo inexplicável, algo que impulsiona a nossa mente a continuar em frente, mesmo que não haja onde colocar a planta do pé, algo como uma voz que sussurra ao ouvido para que você continue em frente mesmo que não haja o que possamos ver adiante. Isso me faz lembra de uma ilustração que ouvi certa vez, onde um piloto que fazendo mapeamento, sobrevoava uma montanha coberta de neve e o mal tempo fez com que seu avião caísse. ele não estava preocupado pois pensava que se algo lhe acontecesse, sua família estaria amparada pelo seguro de vida. Mas logo lembrou que se não encontrasse seu corpo, sua família não receberia nada e já estava começando a se desesperar quando se lembrou de ter visto um monastério há uns quilômetros, mas o mal tempo atrapalhava sua orientação.  Consultando sua bússola, começou a caminhar lentamente por causa dos ferimentos, mas pensava que se os monges encontrasse seu corpo, estaria bem para sua família, nada mais importava, só precisava chegar o mais perto possível. Repetia consigo o tempo todo "só mais um passo". O resultado foi que os monges não encontraram seu corpo, mas sim ele ainda vivo, embora por causa de sua insistência, e devido ao frio que lhe trouxe perdas físicas ,mas ainda estava vivo...

    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. (carta do apóstolo Paulo aos hebreus cap. 13 v 1), Não necessitamos ver as coisas para crermos que estão diante de nós, a maneira como encaramos o que está diante de nós vai definir o resultado da nossa luta. Quando o jovem Davi estava diante do guerreiro Golias, ele poderia ter dois pensamentos "1- ele é muito grande, não há como derrubar; 2- ele é muito grande, não há como errar, pois o Deus de Israel está comigo e hoje o entregará nas minhas mãos."

    Meu amigo, pastor Marcelo, experimentou dessa bondade da qual estou me referindo, hoje ele diz "não tenho estomago para pregar o evangelho, mas tenho coração..." Eu te digo, que se você, caro leitor, persistir da maneira correta, confiando no Deus vivo, crendo que a cada passo que você dá, ele te coloca não só mais perto do seu objetivo, mas ele vai pelejar contigo até que ele seja conquistado, claro que desde  que este esteja de acordo com a vontade dele. Portanto parafraseando o que o apóstolo Paulo disse, "deixando as coisas que estão atrás, sigo para o alvo que esta diante de mim..."       



                                    só mais um passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário