sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ilusões de Ótica ou mensagens subliminares?


Atualmente vivemos sob o conceito de que nada é realmente absoluto, nem mesmo o que vemos parece fazer sentido e nossos olhos acabam por nos pregar peças. Na ilusão de ótica, a visão humana é enganada, fazendo com que a pessoa enxergue um objeto que não está presente, tendo, assim, uma falsa visão.

É a percepção realista de imagens que na verdade quando investigadas de perto ou na profundidade não são reais, são uma ilusão gerada pelo cérebro. Isso ocorre devido a uma confusão de imagens no nosso sistema ocular provenientes do nosso subconsciente, uma produção visual errônea da nossa memória de imagens que cria uma "dupla realidade" diante de nós. Também pode se dar por efeito de distância, de cor, de textura, etc do objeto, o cérebro demora a perceber do que realmente se trata ou é incapaz de fazê-lo. 

Ex: o céu azul: o céu na verdade não é azul, mas sim uma mistura de gases atmosféricos que nos dá a impressão do azul, entretanto não podemos nos dar conta disso pela distância a olho nu em que nos encontramos da terra ao céu.





Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.
A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.
A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.
A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências. No entanto, até hoje, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuasão. Infelizmente até hoje ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme essa afirmação, desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido. Existem inúmeros vídeos que expressam mensagens subliminares e neste site há vários exemplos que vocês podem conferir.

http://www.youtube.com/user/RealidadeOculta2


Um comentário: