sábado, 25 de fevereiro de 2012

ciência e biblia: a ciencia é biblia.

 É possível provar cientificamente que Paulo, Moisés, pedro, Jesus e os relatos bíblicos são verdadeiros?
O pastor Édino Luiz de  Melo, juntamente com Luiz Saião, em seu livreto, "combatendo seitas e heresias II", nos faz uma revelação importante:

A bíblia não é um livro cientifico, ela é a palavra plena de Deus, por isso não usa termos científicos e técnicos. Usa números arredondados e linguagem de observação em lugar de astronômica. porém revela fatos anteriores a própria ciência.
Clives Staples Lewis observa que a marcha de todas as coisas é do mais alto para o mais baixo. o primitivo e imperfeito sempre surge  de algo perfeito e  desenvolvido: "o perfeito produz o imperfeito, que novamente se torna perfeito ( o ovo leva ao pássaro, e o pássaro ao ovo) uma sucessão interminável, já que a sucessão não nos leva a nenhum inicio, não parece razoável ver a origem fora da sequência? Quem veio antes o quadro ou o pintor? A inteligência surge da não inteligencia ou ela sempre usa a inteligencia para produzir inteligencia?

vamos aos fatos:

1. a bíblia revela que o universo tem origem (evidencia histórica).
a própria teoria do big-bang endossa este fato, a bíblia porem, põe Deus como a mente por trás da criação (gen 1.1)

2. a bíblia tem uma ordem de eventos sofisticada (dado cronológico).
a vida apareceu na agua e só depois na terra (gen 1.21; 26-27).

3. na bíblia nenhuma matéria nova é criada (lei cientifica)
a criação já foi finalizada (gen 2.2) a primeira lei da termodinâmica diz que a quantidade real de energia permanece constante.

4. a bíblia fala do envelhecimento do universo (prova astronômica).
 de acordo com a segunda lei da termodinamica, o universo esta esgotando sua energia utilizável. esta envelhecendo (sl 102. 25-27).

5. na bíblia, o homem é a ultima criação (constatação arqueológica).
na arqueologia, o homem é o ultimo a aparecer na terra (gen 1.26) e os mesmos elementos que constitui nosso corpo encontram-se na terra.

6. na bíblia as águas retornam a fonte (comprovação meteorológica)
veja a evaporação, condensaçãoe precipitação da agua ( Ec 1.7 e jó 37-16).

7. descoberta da física - esfericidade da terra.
a declaração de que a terra é redonda foi feita por Salomão no seculo X a. C., (pv 8.27) e por Isaías no seculo VIII a. C. (Is 40.22). só no seculo X d. C. o persa Al-burini concluiu que a terra era redonda e criou um sistema de latitudes e longitudes.

8. descoberta da astronomia e da astrofísica.
a bíblia fala do numero incontável de estrelas já na época de Abraão (gen 15.5  Jer 33.22), enquanto o telescópio foi inventado em 1608 pelo fabricante de óculos holandês Hans Lipershey. Jó 26.7 menciona a expansão vazia nos céus do norte.

9.descoberta da oceanografia e mineralogia.
a bíblia comenta a temperatura elevada no interior da terra (jó 28.5), e fala das montanhas existentes no fundo do mar ( jn 2.5-7), cita as sendas e veredas do mar usadas pelo submarino, o qual só foi projetado em 1620 por C. J. Drebbel ( II Sm 22.16 e sl 8.8).

10. descoberta da física gravitacional.
a bíblia fala do suporte gravitacional da terra (ó 26.7), ligado a Einstein, e do fenômeno da gravidade do mar ( Jó 38.8-11 e pv 8.29).

11. descoberta das ciências medicas.
Levítico cap. 13 e Num. 19.14-17 mencionam leis e cuidados sanitários muito avançados que previnem doenças infecciosas ( Dt 23.12), a orientação  de Lev. 15. 13 de lavar as mãos em aguas vivas, correntes trata-se da assepsia, descoberta pelo Dr. Joseph Lister somente no seculo XIX. A vida está no sangue Lv. 17.11), a bíblia é um documento arqueológico, mas também futurista.

provas documentais:
1. teste bibliográfico ( os manuscritos).
atualmente a ciência determinou que o texto bíblico que possuímos hoje é o mesmo que foi registrada originalmente. o novo testamento é o documento historicamente mais exato de todos os da antiguidade.
A famosa Ilíada de Homero,  com apenas 643 manuscritos, chegaram a nós nos séc. II e III d. C., com uma lacuna de 1000 anos;
Aristóteles escreveu suas obras cerca 343 a. C. e a cópia mais antiga que temos delas é de 1100 a. D. ( ano Dômini), com um lapso de 1400 anos;
O novo testamento possui a maior base manuscrita que qualquer outro. Segundo N. Geisler só de manuscritos em grego, é  agora de 5686. há mais de 10 mil manuscritos em latim.

2. teste de evidencia externa ( documentos arqueológicos).
há evidência fora da bíblia que comprova sua autenticidade, no caso do novo testamento, pode-se contar com o testemunho e escritos do historiador judeu Flávio Josefo (37-100 d. C.). Plínio, o velho (111), de Tácito,  (115), Irineu (180), Eusébio, e o talmude, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário