terça-feira, 18 de abril de 2023

SI VIS PACEM PARABELLUM

    O ser humano tem por natureza, receio daquilo que desconhece. Quer seja uma língua diferente, alguma novidade, surpresa, há pessoas que não gostam de serem surpreendidas, coisas que por menores que sejas, pelo simples fato de fugir do nosso campo de conhecimento nos provoca de certo modo um


medo de seguir em frente. O latim é atualmente considerada uma língua morta, mas nem por isso deixa de ser muito influente em nossos dias.  O título aí acima, traz uma mensagem agressiva e ao mesmo tempo  não."Si vis pacem parabellum" significa em uma tradução livre "se quer ter paz, prepare-se para a guerra". Isso não quer dizer que você deve sair por aí declarando guerra a tudo e a todos, significa ao meu ver, que você precisa estar preparado para enfrentar os desafios que surgirem diante de você.

    Na vida ocorre um aprendizado progressivo, durante toda a caminhada aprendemos coisas separadamente e depois as usamos de forma conjunta. Aprendemos por exemplo o que é uma ferramenta, para que serve, como usar corretamente, onde guardar, etc. Depois, no momento oportuno, será necessário lembrarmos desses estágios para podermos fazer uso correto e obter sucesso...

    Sempre uso um pensamento para mim mesmo, sei que minha mente não comporta todo o conhecimento necessário para enfrentar todas as batalhas que surgirem diante de mim, mas sei que posso aprender o que me for possível para superar minhas provas e fazer valer a pena esse aprendizado.

    Um soldado pode ir à a guerra apenas com sua arma, isso é o básico, ele não deve ir desarmado, isso é tolice. mas um bom soldado se prepara não só para ir à guerra mas para voltar dela com vida e se possível, com seus companheiros comemorando a vitória. Nossa vida é curta, tem muitos altos e baixos, que sevem para nosso desenvolvimento no decorrer da jornada. Conheci pessoas que por falta do conhecimento para lidar com certas situações, perderam muito, e quando aprenderam, ficaram inconformadas de como era simples, mas para elas até aquele momento era difícil ou até impossível. 

    Existem situações em que por mais que busquemos estar preparados, ainda não será o suficiente, mas com certeza, com uma base sólida, o impacto será muito menor. Um pastor pode não conseguir impedir que pessoas mau intencionadas se infiltrem no seio da igreja, mas se a igreja tem a base firmada nas escrituras sagradas, o impacto dessas ações serão sofridas com bem menos feridas, pois saberão trabalhar de forma a combater as heresias e os males que venham a se instalar. O próprio Senhor Jesus nos alertou sobre a falta de conhecimento, e digo não só o conhecimento bíblico, mas também das coisas que nos assediam no dia-a-dia. saber identificar também é válido no combate ao mal. Diante disso convido você, caro leitor, conhecer  cada dia mais das escrituras sagradas e entrar no embate contra as astutas ciladas de satanás.
 
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário