sábado, 28 de outubro de 2017

LAVANDO O COPO

Mateus 23: 23. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. 
24. Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo.
 25. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. 
26. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. - 

Bíblia JFA Offline

Em  muitos momentos esperamos que as pessoas ao nosso lado sejam sempre do jeito que nós queremos ou que cremos que é o certo.  Criamos regras  e padrões segundo o que achamos ser o melhor. Mas nos esquecemos de que Deus tem padrões infinitamente  mais elevados que os nossos.  Os fariseus e escribas faziam exatamente isso, de tanto copiar a lei, acabavam por decorar a lei e acreditavam estar em um nível bem acima das demais pessoas. E por acreditarem serem pessoas melhores, acabavam impondo regras muito difíceis para as pessoas, o que acarretava em muito descontentamento. O povo judeu, viveu esse período marcado por guerras tanto entre judeus, quanto contra os romanos. foram tempos difíceis, muitos governantes, para se auto promoverem, ao invés de controlar os levantes, apenas observavam o povo judeu sendo destruído, outros provocavam ainda mais a destruição. os registros históricos revelam que foram tempos realmente difíceis, talvez até eu diria "era negra". 
Nessa época os zelotes se tornaram populares, travando batalhas sangrentas, com isso surgiram muitos sacerdotes rivais, trazendo ainda mais insatisfação para o povo. Mas nasce nesse período de trevas um renovo, o cumprimento da profecia do Profeta Isaías, sobre o messias. O refrigério vem por intermédio de JESUS, que bate de frente com todo aqueles abusos que sempre favoreciam a elite e o povo sempre cada vez mais pobre. Isso me fez lembrar de uma música muito tocada nas rádios seculares nos anos 2000, o refrão dizia:
"... e o motivo todo mundo já conhece, é que o de cima sobe e o de baixo desce..."   
Mas o que quero dizer com tudo isso?
O povo estava sofrendo não só por causa do governo e das guerras, mas por falta da liderança que deveria apoiada no DEUS verdadeiro, JESUS veio e confrontou o povo, o governo, e todos chamando-os a se voltarem a DEUS, mas o povo o rejeitou.
Hoje não é muito diferente, temos guerras civis, mortes, fome, crise, praticamente tudo o que havia naquela época e talvez um pouco mais. Isso até mesmo no meio evangélico...
Naquela época de trevas, JESUS se ofereceu para ocupar o lugar de muitos lá na cruz, no calvário. 
Analisemos hoje a maneira como vivemos, pois o preço pago foi altíssimo. Se fomos comprados, somos propriedade de JESUS. O resgate fez com que fôssemos tirados de onde estávamos, portanto não devemos tornar ao pecado, assim se somos de JESUS, ele pode fazer de nós o que bem entender. Seu amor foi suficiente para pagar a dívida de cada um de nós quando éramos escravos do pecado. A adoração do crente não deve terminar logo após o término do culto, somos luz para um mundo em trevas, sal para um mundo sem sabor...
É preciso brilhar para que o mundo veja a luz de CRISTO em cada um de nós, dar o exemplo do DEUS que resgatou a Israel das mãos do Egito, hoje faz exatamente o mesmo por cada um de nós, e só nos pede que tenhamos a ELE como único DEUS. 
DEUS quer ter exclusividade e não prioridade...

Devocional ministrado pelo pastor Josias Andrade em 18/02/2018.
Ele é pastor interino na Igreja Batista Regular no Jardim Florence, Campinas/SP.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário